LIVRO «QUERIDO BANANA»

Memórias sobre a gastronomia e o amor

Nascido numa família de emigrantes açorianos, David Leite cresceu na década de sessenta, em Fall River, no Massachusetts, E.U.A., numa casa portuguesa de gema, fervorosamente católica, de gente trabalhadora e com mão para a cozinha. Inteligente e sonhador incurável, dono de uma imaginação vívida e com queda para o dramático, «Banana» (como a mãe ternamente lhe chamava), ambicionava viver numa família da classe média com uma porta de cozinha de vaivém, igualzinha às que via na televisão, e, graças à sua avó de origem portuguesa, apaixonou-se pela gastronomia. Mas importa sobretudo dizer que David Leite teve de lutar com graves problemas emocionais, pelo facto de ser maníaco-depressivo.

Até aos trinta e tal anos, altura em que lhe foi diagnosticado o transtorno bipolar, David encontrou alívio para as bruscas mudanças de humor na cozinha, a aprender tudo e mais alguma coisa sobre gastronomia, assistindo aos programas de Julia Child e cozinhando para os outros. Querido Banana traz as calorosas recordações que marcaram o seu crescimento, levando-o a aceitar-se tal como era e a orientar o seu amor pela comida para a construção de uma carreira premiada.
David Leite viaja pelo passado e analisa os altos e baixos da sua vida: da recusa em assumir-se como gay e a tentativa de se «tornar» heterossexual, à decisão de se tornar escritor, autor de livros de cozinha e editor digital, passando pela relação de longa data com Alan. Ao longo desta jornada, movido pela necessidade de encontrar as suas raízes, David Leite regressa aos fogões de antanho e às mesas de cozinha que lhe são familiares.

De 15 em 15 chamadas ganhe um livro.